top of page

O que é a Taxa Selic?

Afinal, o que significa essa taxa tão importante para a economia brasileira e como ela afeta a nossa vida?

O nome Selic vem de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil. Justamente por ser a “taxa básica”, serve como referência para todas as outras taxas de juros praticadas no país – seja de empréstimos, financiamentos ou o tanto que a poupança rende.


Ela influencia desde o tanto de juros que você vai pagar ao banco quando faz um empréstimo, até naquilo que o investidor da renda fixa recebe quando investe.


Esse sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo Banco Central. Nele, são transacionados títulos públicos federais. A Selic corresponde, então, à taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema.


Quem define a Taxa Selic?


O responsável é o Copom, um órgão do Banco Central criado com objetivo de traçar e acompanhar as políticas a respeito do dinheiro no país, sendo responsável por estabelecer a direção e a meta da taxa Selic, além de analisar a inflação. Ele é composto pelos 8 membros da diretoria do BC.


O Copom se reúne a cada 45 dias para decidir qual será o andamento da taxa básica de juros. No primeiro dia de reunião, são feitas análises do cenário brasileiro e mundial levando em consideração o aspecto financeiro.


Outro órgão importante que compõe o cenário econômico do país é o Conselho Monetário Nacional (CMN). O CMN é formado por 3 pessoas: o Ministro da Economia, o Presidente do Banco Central e o Secretário Especial da Fazenda. A função do CMN é formular a política a respeito do dinheiro e as políticas de créditos brasileiras com o objetivo de promover o progresso econômico e social do país.


O CMN define, de maneira mais geral, os regulamentos sobre o nosso sistema financeiro.



0 comentário

Comments


bottom of page