No post anterior, falamos sobre o que é a Taxa Selic e o que significa essa taxa tão importante para a economia brasileira.
Mas afinal, qual a sua função? Basicamente, ela é uma ferramenta para controlar a inflação.
Funciona assim: com a queda da taxa de juros, os empréstimos e financiamentos ficam mais baratos, o que gera um aumento do acesso ao crédito.
Com isso, o que ocorre é mais dinheiro entrando na economia e, como consequência, isso estimula as pessoas a consumirem mais produtos. Isso, por sua vez, aumenta a demanda e consequentemente ocorre o aumento dos preços – gerando o cenário da inflação, podendo aumentá-la.
Em uma situação oposta, no caso de as taxas subirem, os empréstimos e os financiamentos ficariam mais caros e isso limitaria o acesso ao crédito.
Dessa forma, o país teria menos dinheiro em circulação, o que desestimularia o consumo, dado que as pessoas tenderiam a guardar o dinheiro, comprando cada vez menos, ocorrendo uma demanda então menor. Isso, por sua vez, controlaria a inflação.
Selic atualmente
A última reunião do Copom definiu que a Taxa Selic está em 5,25% ao ano. Ela foi definida no dia 4 de agosto de 2021 pelo Copom, que decidiu subir a taxa 4,25% para 5,25% – a quarta alta consecutiva.
Comentarios